terça-feira, 14 de julho de 2009

Desvio...


O que é o caminho oculto? Por que oculto, se nossos olhos estão bem abertos? O que significa, então, o fato dele nos ser ocultado?

Simples.

Nos últimos sábados eu venho me deparando com um texto chamado "O Caminho Oculto". Nome muito curioso, sujeito a diversas interpretações (assim como tudo na vida). Basicamente se trata de um texto infantil, porém revelou-me conter valores e idéias fundamentais para entender o caminho da vida.

Nos deparamos com situações que não queremos nos deparar. Fugimos de acontecimentos que não queremos vivenciar. Não enxergamos tudo aquilo que não queremos ver. Mas não podemos negar que eles existiram e sempre vão existir. Por que fugir? Qual o medo em nos depararmos em algo que não é perfeito ou é tachado pela sociedade como incorreto? Quem está errado?

Costumamos sempre culpar a sociedade. Mas quem compõe a sociedade? Nós fugimos dos problemas para não tê-los para nós. Afinal, o homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? Seremos sempre bonecos manipuláveis ou somos agentes que contribui para esse sistema que tanto repudiamos?

Mentira.

Devemos perceber que esse é o desvio. O caminho oculto é aquele que podemos ver, mas preferimos não seguir. É o caminho onde a nossa consciência nos alerta ser o certo, mas preferimos vacilar. Preferimos culpar o outro, as circunstâncias, o grupo... Somente o raciocinar permitirá que pensemos por conta própria. Entendendo minhas ações e reações, compreendendo que erro por impulso, sei que estou errando e sei que posso concertar, e mais, sei que posso começar a melhorar. Apenas dessa forma não nos desviaremos do caminho certo, entendendo que o meio influencia meus atos, mas fui eu quem decidiu cometê-los...

E como diria Divaldo Franco, em uma de suas entrevistas: "O ato do próximo é de sua inteira responsabilidade, o meu ato é exclusivamente minha responsabilidade".

Um comentário:

  1. Ae didinho.. pura verdade, muitas vezes preferimos culpar os outros, não seguir o caminho certo, mas acho que por muitas vezes vamos para o caminho errado por medo do lado certo..

    continue sempre escrevendo no seu blog!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir